7525-14---Interna-Limpeza-600x500

Você sabia que muitos produtos de limpeza são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente? Não se deixe enganar pelo cheirinho de lavanda ou eucalipto: produtos como detergente, sabão em pó, desinfetante, água sanitária e multiuso podem trazer riscos.

Mas será que é possível deixar a casa limpinha sem eles? Existem soluções, inclusive caseiras, para substituir esses produtos e fazer uma limpeza verde, ou seja, consciente e ecológica. Veja as nossas dicas nesse post:

7525-14---Interna2-Limpeza-600x500

Qual o problema dos produtos de limpeza?

Produtos de limpeza industrializados recebem muitos químicos em sua composição. O fosfato, por exemplo, usado para remover gordura, pode diminuir a oxigenação dos ecossistemas aquáticos. Em pouca quantidade, podem não fazer mal, mas imagine milhares de pessoas usando esses produtos e despejando o esgoto em rios, lagos e praias.

Ao manusear ou inalar esses produtos, surgem também danos para a saúde. Problemas dermatológicos (como alergias na pele) e respiratórios (como rinite e sinusite) podem ser causados por antioxidantes e fungicidas sintéticos ou substâncias derivadas do cloro.

Quais produtos utilizar para fazer uma limpeza verde?

Agora que você já conhece os riscos, não ignore-os! Existem diversas soluções para fazer uma limpeza verde na sua casa. Confira:

Consumo consciente

A mudança começa na prateleira do supermercado. Ao escolher o produto de limpeza, prefira aqueles que possuem menos ou nenhum agente químico agressivo e compre apenas de empresas certificadas.

Além disso, o consumo consciente também está relacionado a evitar desperdícios. Então, na hora de utilizá-los, vale pensar: será que é preciso gastar metade da embalagem para tirar aquela mancha? Geralmente usamos mais do que o necessário.

Outra solução é aderir à reutilização. A água da máquina de lavar roupas é um bom exemplo: ela pode ser reutilizada para limpar o vaso sanitário ou o quintal, o que permite diminuir o uso de produtos de limpeza e evitar o desperdício de água.

Receitas caseiras

Os hábitos antigos dos nossos avós podem ser muito mais ecológicos que os atuais. Em outros tempos, era comum usar vinagre, suco de limão e bicarbonato de sódio nas atividades de limpeza doméstica.

Eles funcionam como desinfetantes e desengordurantes, são econômicos, eficientes, facilmente encontráveis e não são tóxicos. Portanto, são uma ótima solução! Mas é bom lembrar: verifique sempre as instruções de uso e conservação dos móveis antes de usar qualquer substância. Conheça algumas receitas caseiras com esses produtos:

Armários: tire o odor de mofo com um pano embebido em uma mistura de 3 litros de água quente e 2 colheres (sopa) de vinagre.
Vidros, janelas e espelhos: borrife uma mistura de 2 colheres (sopa) de vinagre com 1 litro de água.
Fogão: deixe uma pequena camada de vinagre puro sobre o fogão durante 1min para retirar a gordura.
Talheres, grelhas e fogão: esfregue suco de limão com uma esponja para retirar as manchas de ferrugem.
Louças da cozinha: dilua ¼ de xícara (chá) de suco de limão em água e aplique nas peças com um pano macio para retirar a gordura.
Banheiros: aplique o bicarbonato diretamente em um pano ou esponja e passe sobre os azulejos e louças do banheiro. Depois, limpe com água e seque.
Roupas: deixe a roupa de molho em um balde com 1 xícara (chá) de bicarbonato para cada 4 litros de água. Na máquina, depois de usar o sabão (preferencialmente biodegradável) e encher de água por completo, despeje ½ copo de bicarbonato.

Viu como existem diversas alternativas para fazer uma limpeza verde? Sustentabilidade é um tema discutido no mundo inteiro, e você pode começar a mudança dentro da sua casa. Aproveite as nossas dicas!