BLOG INTERNA

Ter um animal de estimação em casa faz a nossa vida muito mais feliz, mas para que essa convivência dê certo, é preciso ter cuidados com o ambiente em que você e ele vivem. Nessa hora, algumas dicas de organização e higiene tornam tudo mais fácil.

Quem mora em ambientes pequenos, como apartamentos ou casas com pouco espaço, deve criar um cantinho somente para o pet. Alguns veterinários aconselham, ainda, que sejam definidos lugares distintos onde o animal irá descansar, comer e usar o banheiro.

Primeiro passo, a organização! O ideal é que o seu bichinho tenha uma cama própria para dormir, e não durma na mesma que você por questões de higiene. Além disso, você também pode colocar uma almofada, colchonete, cesto ou manta para que ele se mantenha sempre confortável e mais aquecido nos dias frios. Quanto aos potes de ração e água, a melhor opção é que possam ficar na cozinha, copa ou área de serviço. Já o local do banheiro, precisa ser fácil de limpar, como a lavanderia – ou, para quem mora em casa com quintal, a área externa também é uma boa opção. É sempre bom lembrar que cada tipo de animal de estimação tem necessidades diferentes. Para cada gato, o ideal é que você possua pelo menos uma caixa e meia de areia e, para os cães, você precisa forrar o chão com jornais ou tapete higiênico.

E claro que o animal possui objetos pessoais assim como você. Por isso, tenha um espaço no seu planejado para guardar brinquedos, remédios, roupinhas e acessórios. Você pode escolher algumas gavetas e separar tudo isso por categorias. Ah! É sempre bom deixar um ou dois brinquedos perto da cama do animal ou de onde ele passa mais tempo, assim ele se mantém mais entretido e evitará que morda ou estrague os móveis da casa. ;)

#Dica: você pode ter um quadro na área de serviço para anotar todas as coisas importantes sobre seu pet: dia do banho, consulta com veterinário, remédios a serem tomados, etc. Assim, a sua vida e a dele ficam mais organizadas.

Além de manter tudo no lugar, você também precisa manter a casa limpa. Se você se incomoda com pelos no carpete, opte por um mini rodo para mantê-lo limpo. Outra dica é usar capas protetoras para o sofá e cama, assim o pelo do seu bichinho não prejudica a superfície desses locais.

Quando a gente fala de manter o bem-estar dos pets, também falamos da segurança deles, certo? O principal é não deixar ao alcance dos animais objetos que possam ser engolidos por eles e causar sufocamento, como chupetas, brinquedos pequenos e pedras. Outra dica é não deixar os pets próximos de locais com risco de choque elétrico – não deixe fios expostos e busque usar protetores de tomadas. Armazene com cuidado produtos que podem levar a intoxicação, como remédios e produtos de limpeza. Ah, muito importante! Para quem tem gatos em casa, pode optar por telas nas janelas, isso evita que os felinos possam cair e se machucar. Pronto! Você e seu bichinho podem viver em harmonia, em um ambiente limpo e organizado!