5089-31---Dia-28-Destaque-600x400px

É difícil se desacostumar com dias inteiros de brincadeira, sem horário pra dormir nem acordar. Mas as férias acabam, e é preciso voltar à vida real – e isso pode ser bem difícil para as crianças. Os pais têm um papel fundamental para ajudar os filhos a se readaptarem à rotina escolar, e esse processo deve ser iniciado ainda durante as férias.

Uma semana antes do fim do recesso, converse com a criança e explique que, em breve, ela voltará à escola e que, para isso, vai ser preciso mudar alguns hábitos. O ideal é que nesse momento elas já comecem a cumprir horários semelhantes aos do período de aulas. Nessa conversa, lembre-se de ser positivo e relembrar as coisas que o seu filho mais gosta na escola.

Organizar o material escolar juntos também pode ser uma opção divertida para retomar o contato com a rotina. O primeiro passo é reunir todo o material que sobrou do ano anterior e ver o que pode ser reutilizado. Cadernos com pouco uso podem ter as folhas já utilizadas arrancadas e a capa revestida com adesivos, para ganhar cara nova. A mochila também pode ser reaproveitada. Envolva seu filho no processo de customização: usem patches, fitas, tecidos, chaveiros, tudo que possa deixar o material mais divertido! Depois, saiam juntos para comprar o que for necessário.

Também é importante começar a traçar um plano de atividades para ser seguido até o final do ano, para que a criança possa se organizar entre lições, atividades extracurriculares, hora de descansar, dormir, etc. Depois que as aulas voltarem, se o seu filho estiver insatisfeito, escute-o. Entenda o que pode estar incomodando no retorno à escola e se há algo além do impacto normal do retorno às aulas. Converse muito, sempre, e tente explicar mais do que impor.

E um bom retorno à rotina para toda a família!